12/05/2018

MENSTRUAÇÃO, BIOABSORVENTES E O AYURVEDA


Menstruação, bioabsorventes e o Ayurveda

 
Confeccionado em tecido de algodão puro e absorvente, o bioabsorvente traz de volta o relacionamento íntimo de contato, aceitação do próprio corpo e consciência ecológica. O algodão é anti-alérgico e livra do contato com as substâncias químicas presentes nos descartáveis plásticos. Absorventes e tampões descartáveis são feitos de papel (árvores) alvejado e plástico. Ainda contém ingredientes mais desagradáveis como metais, surfactantes, desinfetantes, fragrâncias, bactericidas, fungicidas, gel absorvente, colas e traços de organocloretos, entre outras coisas. Não há lei que regule o que entra na composição dos produtos menstruais e as indústrias não precisam listar seus componentes na embalagem.
 
Organocloretos, como a dioxina, um subproduto do processo de branqueamento, tem sido associada a problemas de saúde em humanos e animais, contribuindo para o câncer de mama, deficiências do sistema imunológico, endometriose, defeitos no feto e câncer de colo de útero.
 
O uso dos absorventes plásticos descartáveis causa desequilíbrios nas mulheres e, mais ainda, os de uso interno. Os estragos, embora enormes, são silenciosos e silenciados. Variam da TPM a alergias de contato, assaduras, fissuras e vários tipos de câncer. Os bioabsorventes trazem de volta a naturalidade e aceitação do ciclo feminino, resgatando as saudáveis toalhinhas de algodão que as nossas bisavós usavam. 
 

O poder do sangue

 
Freqüentemente as mulheres desdenham o sangue menstrual em vez de compreendê-lo como fonte de seu poder. O sangue menstrual pode ser empregado para nutrir a vida vegetal. As indígenas sangram sobre a terra, pois sabem que o ato constitui uma transferência direta de energia Divina Viva anteriormente recebida. O sangue é uma entidade viva, uma evidência da conexão humana com os ancestrais e com os códigos de consciência armazenados dentro de todos os seres. Constitui uma biblioteca genética em sua essência espiritual.  Lá estão os arquivos de experiências pessoais, planetárias e celestiais. O sangue é rico em padrões e desenhos de natureza geométrica que são reconhecidos de acordo com o estado de consciência e intenção de cada pessoa. 
 
Pensamentos estão registrados no sangue. Ele é rico ou pobre em nutrientes de acordo com o projeto de intenções do indivíduo e pode ser facilmente enriquecido ou reestruturado. Conforme as mulheres vão deixando de lado antigos tabus e passam a trabalhar com o sangue menstrual observam que o mesmo tem um efeito sobre a vida vegetal e animal: altamente oxigenado, constitui uma das mais elevadas fontes de fertilização e pode ser diluído com água para ampliar a quantidade. A Lua que rege o ciclo feminino também rege - junto com o Sol - o fluxo de energia do corpo, os ritmos terrestres e as marés do planeta.
 

O ciclo feminino na visão do Ayurveda

 
Segundo o Ayurveda, o movimento e fluxo descendente manifesto em tudo aquilo que segue o caminho da eliminação (fezes, urina e sangue menstrual) é governado pelo subdosha Apana Vayu. O sangue menstrual tem um caminho certo a seguir: ir direto para o centro da Terra. Com a barreira do absorvente plástico este vento da eliminação é bloqueado e não consegue eliminar todo o conteúdo do sangue menstrual. 
 
Desarmonias como ovários policísticos, endometriose, vaginite, entre outras, são causadas pelo uso dessas barreiras plásticas que restringem o livre fluxo deste vayu. As células não eliminadas migram e se alojam em lugares indevidos propiciando as mais diversas patologias.
 
Médicos ayurvédicos do tradicional hospital do sul da India, o AVP, ensinam que os homens necessitam dos Panchakarmas (terapias intensivas de purificação e desintoxicação) regularmente, mas as mulheres não, podem necessitar apenas eventualmente, já que possuem uma renovação e purificação natural mensal com seu ciclo menstrual. 
 
Sobre a Autora:Tatiane Lira Rangel é jornalista e terapeuta ayurveda. Atende aliando fitoterapia, florais, óleos medicinais e yogaterapia na promoção da saúde e tratamento de diversas desordens físicas, psicológicas, emocionais.
Atende no Rio de Janeiro/RJ em consultório no Largo do Machado ou em domicílios. Para entrar em contato: (21) 7284-1306
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário