12/11/2018

JALA NETI KRIYA - RINITE E SINUSITE TRATADO COM PRÁTICA MILENAR


29/11/2013 17:44
Não é surpreendente que a prevalência de Rinite e Sinusite em todo o mundo continue aumentar, já que se observam níveis crescentes de poluição e de urbanização. As tradições milenares do Yoga oferecem ajuda com o Neti Kriya, uma técnica de limpeza nasal que faz parte das práticas das Seis Ações de Purificação - também chamadas de Shat Karmas.
 
No Yoga, a limpeza das mucosas e vias nasais é tipicamente feita de  duas maneiras:
 
com uma solução salina morna, conhecida como Jala Neti Kriya, ou
com fio de algodão, conhecido como Sutra Neti Kriya.
De longe, a maneira mais fácil é o Jala Neti Kriya, embora ele possa requerer uma certa prática até você se acostumar com a sensação de verter água pelo seu próprio nariz.
 
Além da limpeza das vias nasais e das mucosas, essa prática também tem efeitos calmantes sobre o cérebro e traz tranqüilidade. Para isso, você precisa de um pote apropriado, cheio de água morna com sal. O bico deste pote deve ser colocado na narina direita, em seguida, você deve inclinar a cabeça para o lado esquerdo e respirar pela boca aberta. A água flui para fora da narina esquerda, sem qualquer esforço ou perturbação, como se estivesse vindo através de um tubo reto. Depois, você limpa o nariz, com uma espiração forte (como em Bhastrika Pranayama) para remover qualquer excesso de água.
 
Aqueles que já experienciaram esta técnica vão confirmar os imensos benefícios, incluindo o descongestionamento das seios da face, bem como a diminuição da frequência, ou mesmo a eliminação por completo, de resfriados e Sinusites.
 

A Base Científica para Jala Neti Kriya

 
Em seu resumo, "A base científica para algumas práticas de yoga em caso de Sinusite", o Dr. Ananda Bhavanani diz que "a solução salina hipertônica melhora a depuração mucociliar, dilui o muco e pode diminuir a inflamação."
 
 
Fonte Imagem abaixo: www.yogavital.net/sinusite.html

 
 
Rinite
Isto é apoiado por Dr. Marple, professor de otorrinolaringologia da Universidade do Texas, que afirma que "a irrigação nasal com solução salina é uma intervenção altamente eficaz, minimamente invasiva para pessoas que sofrem de problemas nasais."
 
A pesquisa do Dr. Ananda revelou que a irrigação nasal com solução salina, ou Jala Neti Kriya, pode efetivamente melhorar a drenagem dos seios da face em crianças, sendo que quando realizada diariamente, apresentou uma eficácia global na redução dos sintomas da Sinusite em 70% dos pacientes.
 
Apesar de todas as evidências dos benefícios que a higienização nasal e dos seios paranasais traz, pela retirada de incrustações e toxinas acumuladas, a comunidade médica, em grande parte, parece ainda desconhecer este tratamento preventivo, simples, seguro e altamente eficaz. Para o yogue, no entanto, está claro que a prática regular do Jala Neti Kriya ajuda a reduzir os custos com medicações, além de trazer à vida um novo frescor e claridade.
 
Jala Neti Kriya estimula e massageia os sistemas nervosos simpático e parassimpático, conhecidos na terminologia do Yoga como canais energéticos (ou Nadis), Ida e Pingala. Ida e Pingala controlam o aquecimento e arrefecimento do corpo, agindo como um termostato interno. Este termostato regula a temperatura e os níveis de energia no sistema nervoso, ou seja, ele atua quando a energia não está sendo canalizada adequadamente, quando há excesso ou falta de energia , assim como após o aparecimento de doenças. Prisão de ventre, diabetes, hipertensão, câncer e muitas outras doenças podem ocorrer se esses canais estiverem bloqueados. Jala Neti Kriya ajuda a manter a boa saúde através do desbloqueio e equilíbrio destes dois canais de energia no nosso corpo físico.
 
Estes dois Nadis estão também diretamente ligados ao cérebro, afetando, assim, o nosso modo de pensar, perceber, experimentar e sentir. Os canais energéticos influencia as emoções, como nos casos de preocupação e excitação, e estão na raiz da maioria dos nossos problemas emocionais quando seu estado for de desequilíbrio ou houver um bloqueio. Então, quando você pratica o relaxamento dos dois sistemas nervosos, com o passar do tempo você pode ser capaz de transformar positivamente sua saúde tanto mental como fisica.
 
Para melhorar a saúde, qualidade de vida e sensação geral de bem-estar Jala Neti Kriya é uma adição maravilhosa à sua rotina diária de higiene pessoal, assim como à sua prática de Yoga.
 

O que é Sinusite?

 
Sinusite significa que os seios da face (seios paranasais) estão infectados ou inflamados. Os seios paranasais são cavidades de ar que se desenvolvem nos ossos da face e se abrem dentro do nariz. Tais cavidades servem para a troca livre de ar e muco, e cada qual junta-se com as passagens nasais por uma membrana mucosa envoltória. Desta forma, qualquer coisa que cause o inchaço dentro do nariz, como reação alérgica, infecção, etc, pode afetar os seios paranasais. O ar aprisionado dentro do seio paranasal bloqueado, juntamente com pus e outras secreções, pode causar pressão na parede dessas cavidades, provocando dores de cabeça.
 
Ou veja também Wikipedia!
 

O que é Rinite?

 
Rinite é uma inflamação das mucosas do nariz. As causas são várias: desde resfriados, produtos químicos irritantes, até medicamentos e alergia. Seus sintomas são muito parecidos com outros problemas de saúde, levando as pessoas a pensar que Rinite é um resfriado que não passa ou uma "Sinusite" acompanhada de dor de cabeça crônica.
 
Ou veja também Wikipedia!
 
Referencias & fontes:
 
Arurveda For You (glossário de terminologias do yoga em inglês)
Gheranda Samhita, Introdução e Capítulo I: Shat Karma (do site www.yoga.pro.br - por Pedro Kupfer, conteúdo em Português)
The Scientific Basis for Some Yoga Practices in Sinusitis by Dr. Ananda Balayogi Bhavanani (Pesquisa "A base científica para algumas práticas de yoga em caso de Sinusite" em inglês)
YOGA Magazin - Simple Yogic Practices For Relaxation by Swami Amritananda Saraswati (Artigo sobre métodos de relaxamento, citando também a Jala Neti Kriya)
www.lota.com.br (Produtora brasileira que, entre outros produtos, fornece um aparelho destinado à higienização nasal, chamado "O Lota", feito de cerâmica esmaltada e refratária)
yogajournal.terra.com.br/ O caminho do prana - A respiração é a base da prática do Yoga. Nariz entupido pode tirar qualquer yogi do sér
dharambir_s2 Publicado com carinho por Dharambir Singh, professor de Kundalini Yoga, formado pelo Instituto de Yoga 3HO no Brasil e certificado pelo KRI (Kundalini Yoga Research Institute). Está em processo de formação na ciência de Karam Kriya (KK), uma aplicação da numerologia e formado em cura através de Florais, Aromaterapia e Cromoterapia. Atualmente desenvolve seu trabalho em Natal, RN.
 
dharambir_s2
Autor: Publicado com carinho por Dharambir Singh, professor de Kundalini Yoga, formado pelo Instituto de Yoga 3HO no Brasil e certificado pelo KRI (Kundalini Yoga Research Institute). Está em processo de formação na ciência de Karam Kriya (KK), uma aplicação da numerologia e formado em cura através de Florais, Aromaterapia e Cromoterapia. Atualmente desenvolve seu trabalho em Natal, RN.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário