12/11/2018

JALA-NETI


23/10/2013 17:41
1. O que é neti?
R: Neti, é o procedimento de limpeza da região naso-faríngea, ou seja das vias respiratórias superiores.
 
2. Quais são os tipos de neti?
R: Basicamente são dois tipos de neti:
 
Jala-Neti - limpeza das vias respiratórias superiores com água. 
 
Sutra-Neti - limpeza de vias respiratórias superiores com um cordão ou um fio. Hoje em dia se usa um cateter que possa ser esterilizado.
 
3. como fazer corretamente o Jala-neti?
R: É um procedimento simples que pode ser feito por crianças inclusive, mas que exige alguns cuidados iniciais. A inclinação da cabeça e a forma de se assoar o nariz após a execução da limpeza devem seguir algumas normas.
 
4. Para que serve? Quais são os benefícios?
R: Assim como se deve limpar qualquer filtro regularmente, devemos limpar o nariz, que entre outras funções desempenha também este papel. O exercício é indicado especialmente para pessoas que moram em lugares poluídos e para os que sofrem de processos alérgicos (rinite, sinusite e bronquite). Com a prática regular, os alérgicos conseguirão um maior grau de adaptabilidade, ou seja, poderão freqüentar ambientes onde haja agressores, sem desencadear crises alérgicas. Por exemplo: “o alérgico acorda numa manhã fria e por não se adaptar, reage com coriza, espirros, etc. Lá pelo meio dia fica melhor, porque a temperatura sobe e ao final do dia, volta a ficar com o nariz vermelho e apresentar reação, em resumo, ele é alérgico à temperatura”. O Jala-Neti faz com que a pessoa desenvolva a capacidade de adaptação ao agressor.
 
5. Qual é a freqüência ideal para se fazer o jala-neti? Qualquer pessoa pode fazer? Pessoas que tem problemas respiratórios, sinusites, renites, etc. devem fazer com mais freqüência?
R: Pessoas que não sofrem de problemas respiratórios alérgicos deverão fazer o exercício como prevenção, uma ou duas por semana, dependendo da poluição e da umidade. No inverno (ar seco e poluído) poderá fazer mais se sentir agradável. O alérgico, para que possa reverter sua fragilidade, no início, deverá repetir o exercício diariamente por 30 ou 40 dias, até que esteja mais resistente e depois seguir a rotina daquele que faz como prevenção.
 
6. O ideal é usar água ou soro?
R: Se usar água deverá adicionar sal (se possível marinho) na quantidade de uma colher de chá (cheia) para cada meio litro de água. É melhor usar água mineral (sem cloro) ou água fervida. Caso use soro, não há necessidade de adicionar sal, pois já vem com esta proporção. A temperatura da água para a execução do exercício deverá ser confortável (36 graus centígrados). Em caso de muito entupimento das vias respiratórias superiores, a água poderá ser um pouco mais aquecida, mas nunca além dos 42 graus.
 
7. Me explique sobre as outras técnicas de neti e para que são indicados?
R: Sutra-Neti é a introdução de um cateter por uma narina até que se possa senti-lo na garganta. Segurando a extremidade que está para fora do nariz, o praticante deverá pegar a outra (que está na garganta) e puxa-la suavemente. Segurando as duas extremidades (uma em cada mão), fazer uma espécie de massagem, puxando uma ponta e a outra por 5 ou 6 vezes e daí soltar a ponta que está perto do nariz e puxar o cateter pela boca.
 
8. Quais são os benefícios e como fazer?
R: Sutra-Neti é mais complicado e os praticantes conseguirão com o Jala-neti os benefícios necessários. Os objetivos são os mesmo, apenas alguns que não obtiveram sucesso total com o Jala-neti é que são indicados para o sutra-neti.
 
9. Cuidados a tomar e contra-indicações?
R: Pessoas que sofrem de problemas freqüentes nos ouvidos deverão fazer o Jala-Neti na presença de um professor com experiência, para não correrem o risco de desenvolver uma otite, por inclinação errada da cabeça ou por não tirarem adequadamente a água das narinas.
 
10. Tem algum texto filosófico ou sutra que os netis são indicados ou mencionados?
R: Os Kriyas (processos de limpeza) não são apresentados nos sutras de Patañjali, são fartamente descritos no Gheranda Samhita, que é conhecido como o texto do yoga da purificação. São técnicas muito específicas do Hatha Yoga, não são encontradas em textos filosóficos.
 
- Mas tudo em yoga é purificação. Meditação é purificação, ásanas é purificação, pranayamas é também purificação.
 
- A ideia por traz destas técnicas (kriyas) é remover todas as marcas provenientes de emoções e traumas, adquiridas ao longo da vida e que podem se fixar em diferentes lugares do corpo. Jala-Neti faz com que a mente entre em contato com a região nasal que é cheia de informações e memórias. A nossa memória olfativa é muito grande, guardamos muitas lembranças com os odores e revivemos emoções quando sentimos estes cheiros que podem nos remeter a uma antiga situação. Por outro lado pessoas que tenham guardado lembranças desagradáveis (um afogamento, por exemplo) deverão dar vazão à estas emoções, deixando que a mente entre em contato com a região nasal e permitindo que emoções venham à tona. Não necessariamente em forma de lembranças, mas em forma de emoções. O yoga não se preocupa em justificar o passado, mas em liberar emoções que se estiverem guardadas poderão atrapalhar o praticante no caminho da meditação.
Fonte:Marcos Rojo

Nenhum comentário:

Postar um comentário