12/11/2018

HASTE DE METAL PARA HIGIENIZAÇÃO DA LÍNGUA


04/01/2016 18:18

A importância de limpar bem a língua

 
A maioria das causas do mau hálito encontra-se na boca, em cerca de 90% dos casos. Muitas vezes, a halitose está relacionada à saburra lingual, que tem ligação com o fluxo salivar e a higiene da língua, segundo Daiane. "A saburra lingual é uma massa, uma película sobre a língua formada de bactérias, restos de alimento, saliva e células de descamação da cavidade bucal", diz Marcos Fábio.
 
A explicação é que a saburra lingual leva à fermentação dos alimentos, liberando gases à base de enxofre, por exemplo, e ocasionando o mau cheiro. "Geralmente, as pessoas limpam os dentes e a gengiva, mas esquecem de limpar a língua. Limpar a língua é tão importante quanto usar a escova e o fio dental. Uma língua limpa vai manter a boca mais livre de bactérias por mais tempo. A língua é como um carpete, junta muita sujeira", frisa a dentista Ana Kolbe, presidente da Associação Baiana de Estudos e Pesquisa dos Odores da Boca, membro da diretoria da ABPO e da Associação Internacional de Pesquisas dos Odores da Boca, na Bélgica.
 
Daí a importância de se acrescentar um item pouco conhecido ao kit de higiene bucal, o limpador de língua. O instrumento serve para alcançar a base da língua que a escova não consegue porque causa ânsia de vômito. Ao lado da má higiene, a saburra lingual acontece quando a produção salivar está insuficiente. A saliva age como um funcionário de limpeza natural na faxina bucal combatendo os germes. A limitação do fluxo salivar tanto está vinculada a causas orgânicas como a hábitos de alimentação, medicamentos e ingestão de álcool.
 
"O baixo fluxo salivar tem relação com a alimentação incorreta, com o excesso de alimentos industrializados, mais moles, em que as pessoas não mastigam e não estimulam a glândula salivar. Há também uma importância grande da água. O ideal seria ingerir dois litros e meio (por dia)", sugere Marcos Fábio.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário