12/11/2018

COMO FAZER O NETI KRIYÁ


04/01/2016 17:59
 
Não é surpreendente que a prevalência de Rinite e Sinusite em todo o mundo continue aumentar, já que se observam níveis crescentes de poluição e de urbanização.
Aqueles que já experienciaram esta técnica vão confirmar os imensos efeitos, incluindo o descongestionamento das seios da face, bem como a diminuição da frequência, ou mesmo a eliminação por completo, de resfriados e Sinusites.
 

A Base Científica para Jala Neti Kriya

 
Em seu resumo, "A base científica para algumas práticas de Yôga em caso de Sinusite", o Dr. Ananda Bhavanani diz que "a solução salina hipertônica melhora a depuração mucociliar, dilui o muco e pode diminuir a inflamação."
rinite
Isto é apoiado por Dr. Marple, professor de otorrinolaringologia da Universidade do Texas, que afirma que "a irrigação nasal com solução salina é uma intervenção altamente eficaz, minimamente invasiva para pessoas que sofrem de problemas nasais."
A pesquisa do Dr. Ananda revelou que a irrigação nasal com solução salina, ou Jala Neti Kriya, pode efetivamente melhorar a drenagem dos seios da face em crianças, sendo que quando realizada diariamente, apresentou uma eficácia global na redução dos sintomas da Sinusite em 70% dos pacientes.
Apesar de todas as evidências dos benefícios que a higienização nasal e dos seios paranasais traz, pela retirada de incrustações e toxinas acumuladas, a comunidade médica, em grande parte, parece ainda desconhecer este tratamento preventivo, simples, seguro e altamente eficaz.
 

O que é Sinusite?

 
   Fonte Imagem: www.yogavital.net/sinusite.html
 
Sinusite significa que os seios da face (seios paranasais) estão infectados ou inflamados. Os seios paranasais são cavidades de ar que se desenvolvem nos ossos da face e se abrem dentro do nariz. Tais cavidades servem para a troca livre de ar e muco, e cada qual junta-se com as passagens nasais por uma membrana mucosa envoltória. Desta forma, qualquer coisa que cause o inchaço dentro do nariz, como reação alérgica, infecção, etc, pode afetar os seios paranasais. O ar aprisionado dentro do seio paranasal bloqueado, juntamente com pus e outras secreções, pode causar pressão na parede dessas cavidades, provocando dores de cabeça.
Ou veja também Wikipedia!
 

O que é Rinite?

 
Rinite é uma inflamação das mucosas do nariz. As causas são várias: desde resfriados, produtos químicos irritantes, até medicamentos e alergia. Seus sintomas são muito parecidos com outros problemas de saúde, levando as pessoas a pensar que Rinite é um resfriado que não passa ou uma "Sinusite" acompanhada de dor de cabeça crônica.
 
 

Como fazer?

 
Aqueça 500ml de água filtrada ou mineral até ficar levemente morna; 
Adicione uma colher de chá rasa de sal de cozinha;
A água morna tem função vasodilatadora e o sal (cloreto de sódio), dissociando-se em cloro e sódio, age como bactericida e anti-séptico. O sal ajuda, ainda, a proteger o revestimento da mucosa nasal, bem como manter sua hidratação, tornando-a mais resistente aos agentes alergênicos como fungos e ácaros. A água sem o sal irrita a mucosa, causando ardência e ressecamento. Para sinusites, é opcional usar duas gotas de extrato de própolis, e, para rinites alérgicas, duas gotas de limão.
Coloque a água com sal no LOTA até encher;
Introduza o bico do aparelho numa das narinas de modo que se encaixe perfeitamente, incline a cabeça para frente e para o lado deixando a boca entreaberta e respire pela boca devagar;
Vá inclinando o LOTA para que a água entre pela narina e espere que ela saia do outro lado; 
Use todo o conteúdo de um lado e assoe o nariz devagar;
Repita o procedimento para o outro lado;
Em seguida, assoe o nariz vigorosamente várias vezes sem tampar nenhum dos lados.
 
Como evitar os erros mais comuns:
Se você estiver na pia do banheiro não olhe no espelho. Olhe para seu cotovelo que deve estar elevado.
Não incline demais a cabeça para o lado, a água pode escorrer para a garganta, não tem problema nenhum, mas não é adequado.
Não abra demais a boca para respirar, relaxe deixe apenas entre aberta.
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário