1/16/2019

Saúde - Menstruação Sagrada



“Nosso ciclo é como o ciclo de uma planta; existe um tempo indicado para plantar as sementes, para crescer e desenvolver galhos, para soltar sementes e para voltar a nossas raízes...”
Annie Shaw

A menstruação é um processo maravilhoso com efeitos muito benéficos sobre o corpo feminino.Atua como um sistema de auto-limpeza mensal que nos protege e equilibra.A nível psicológico, o ciclo menstrual rege a interação entre o mundo que nos rodeia e a criatividade. Em cada fase do ciclo recebemos e processamos percepções de forma diferente.

A Lua, minha Lua...

“A lua possui a luz que cria a fecundidade, promovendo a geração dos seres humanos e a frutificação das plantas”

Para a maioria das mulheres a menstruação acontece pela primeira vez aos doze anos e estabelece um ciclo de cerca de 28 dias.

O período médio do ciclo sinódico da lua dura vinte e nove dias, doze horas e quarenta e quatro minutos. Assim como as fases lunares, nós, mulheres, somos cíclicas, passamos por períodos de comportamentos muito particulares nas diferentes etapas do mês.
O ciclo contém quatro fases:

Lua Nova
Lua Crescente
Lua Cheia
Lua Minguante

menstruação
pré-ovulação
ovulação
pré-menstruação

Este diagrama é um exemplo.

O que acontece em nosso corpo durante a menstruação 


Fonte: programa “La TV”

Dentro dos ovários existem grupos de células chamadas folículos, que contêm óvulos.Durante a fase pré-ovulatória um folículo amadurece e produz um hormônio, chamado estrógeno, que estimula as mamas e a parede uterina. Nessa fase é comum ter a sensação de plenitude, de energias renovadas e força.

Aproximadamente entre os dias 14º e 16º do ciclo, o folículo se abre e libera o óvulo: é a fase da ovulação. Durante esta fase é comum sentir dor na região pélvica; sangramento no meio do ciclo; sensibilidade ou aumento do tamanho dos seios; aumento da secreção vaginal ou ânsia por certos alimentos.

Depois da ovulação, o folículo se transforma em corpo lúteo, que produz tanto progesterona como estrógeno. A progesterona prepara a parede uterina para a fertilização; se não houver fertilização, o corpo lúteo se degenera de forma gradual e os níveis de ambos hormônios diminuem: é a fase pré-menstrual. Essa é a fase que traz maiores mudanças físicas e emocionais. Os sintomas maiscomuns são: sentimento de tristeza, fadiga, falta de concentração, inchaço, câimbra, depressão, dor de cabeça, aumento da oleosidade da pele e do cabelo.

Ao diminuírem os níveis de hormônios, o tecido que havia se formado para alojar o bebê, que se chama endométrio e recobre a parede do útero, se desprende, produzindo a fase da menstruação.A menstruação, ou sangramento, varia entre 3 e 7 dias. A quantidade do fluxo varia para cada mulher, mas a média de sangramento equivaleria a uma xícara de chá, sendo que 90% é expulso nos 3 primeiros dias da menstruação. Os sintomas que podem aparecer nessa fase são cólica, dor nas costas e pernas, enjoo, náusea e diarréia.

É um período que nos brinda uma grande oportunidade para repensarmos situações de nossa vida cotidiana e optarmos por ambientes que nosproporcionem alegria.
Apesar de que as mudanças físicas do ciclo menstrual estejam começando a serem compreendidas pela sociedade, as mudanças internas que afetam a sexualidade e a espiritualidade ainda são, em grande medida, ignoradas.

Compreendendo os benefícios deste processo saudável e natural, poderemos estar conscientes de que menstruação não é doença nem sujeira, mas a oportunidade de conhecer o maravilhoso dom de existir.

(Parte das fases consultadas no livo Red Moon, de Miranda Gray)

“Com Lunas cuidamos de nosso corpo e de nosso planeta”

Fonte: lunasbioabsorventes

Nenhum comentário:

Postar um comentário